“Permaneceram com Ele”
(Jo 1,39)
É o tempo de formação em que a noviça aprofunda o seguimento de Jesus Cristo, vivendo a experiência de iniciação à Vida Religiosa Consagrada como Irmã Catequista Franciscana.
A noviça dedica-se ao cultivo e aprofundamento da experiência de Deus na oração, na irmandade e na missão, segundo o carisma da congregação.
O tempo do noviciado é vivido em uma irmandade designada para este fim e, tem a duração de 12 meses sem interrupção. As províncias podem estabelecer um segundo ano, onde a noviça continua o processo formativo assumindo uma experiência missionária.
Este tempo de iniciação é caracterizado por uma intensa vida de oração-contemplação, retiros, dias de desertos na realidade dos pobres, manhãs orantes, celebrações com o povo.
A noviça participa dos encontros semanais de estudo, partilha da vida com a irmandade, nos encontros de núcleos, grupos de interesse e dos encontros em nível provincial.
Ao final do noviciado, com a celebração da Primeira Profissão, a noviça assume publicamente viver os votos de obediência, pobreza e castidade. E a partir desse momento, é membro integrante da Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas.