Você está aqui: HomeProvíncia Santa Clara de AssisLInhas de Ação

Vivência das Linhas Inspiradoras

Quadriênio 2020-2023

 

Linha Inspiradora 01Cultivar o modo Francisclariano de viver, no cotidiano, tecendo relações de interculturalidade, comprometidas com a justiça socioambiental, a paz e a irmandade universal.

Realizar retiros anuais com temática bíblica e francisclariana.

Elaborar roteiros de oração para as fraternidades, com temática francisclariana.

Realizar a Semana da Paz, compartilhando subsídios.

Vivenciar, no cotidiano, a proposta francisclariana em seus vários aspectos, com destaque para as relações de irmandade e o cultivo de hábitos de cuidado da Casa Comum.

Buscar o diálogo ecumênico e inter-religioso, nas realidades onde estamos inseridas, somando em ações de interesse comum.

 

Linha Inspiradora 02 - Assumir o processo integral de formação em perspectiva mistagógica, orientadas pelo itinerário de formação.

Realizar, anualmente, no mês de janeiro, dias de estudo e formação (2021: Justiça socioambiental). Promover estudo da língua espanhola também no mês de janeiro.

Estudar o Itinerário de Formação nas fraternidades e núcleos.

Refletir sobre a interculturalidade e cultivar, em nossas fraternidades, a acolhida do diferente, abertas ao mútuo aprendizado.

Buscar meios que nos ajudem a ler e interpretar, de forma crítica, a realidade atual.

Intensificar nossa presença e ação junto às juventudes, fortalecer o serviço e a equipe de animação vocacional, e organizar semanas missionárias, envolvendo as fraternidades, núcleos e simpatizantes do carisma.

Acolher, em nossas fraternidades, as jovens que desejam conhecer a congregação, e integrá-las em nossa ação missionária.

Realizar na província e/ou buscar em outros espaços programações formativas, que nos ajudem a vivenciar o processo de envelhecimento com serenidade.

 

Linha Inspiradora 03 - Ressignificar nossa presença e diaconia, priorizar espaços e áreas de missão e atuar em redes e parcerias com grupos afins.

Aprofundar a reflexão sobre a nossa diaconia, partindo de um levantamento sobre os serviços que estamos realizando, para entender e concretizar melhor esse aspecto do nosso carisma.

No processo de reorganização, priorizar espaços e áreas de missão onde as necessidades são mais gritantes, e encontram resposta em nosso carisma (periferias urbanas; políticas públicas; economia solidária; mobilidade humana; mulheres; juventudes; pastorais sociais...); buscar parcerias e/ou somar com outras províncias e congregações.

Estimular, acolher e apoiar as irmãs que desejam fazer experiências missionárias em outras regiões.

Trabalhar a formação da consciência crítica, cidadã e político-social em todos os campos de atuação; retomar os seminários sobre políticas públicas.

Promover encontros das irmãs por área de atuação.

Participar ativamente do processo de reorganização da congregação, conforme as programações e encaminhamentos em nível geral.

 

Linha 04 Intensificar a vivência do carisma com simpatizantes, num processo de mútuo aprendizado.

Realizar, anualmente, um encontro provincial com os/as simpatizantes do carisma.

Intensificar a formação dos/as simpatizantes, através da convivência, de encontros periódicos locais e da participação em momentos significativos da vida das fraternidades e província.

Programar e vivenciar experiências missionárias, juntamente com os/as simpatizantes; incentivar seu engajamento e/ou somar em suas iniciativas, principalmente, em favor da paz e no cuidado da Casa Comum.

Convidar simpatizantes para atuar na animação vocacional e fazer parte da equipe do SAV.

Laurentino, 08 de dezembro de 2019

Direção
Isabel do Rocio Kuss, Ana Cláudia de Carvalho Rocha,
Marlene dos Santos e Rosali Ines Paloschi.
Arte: Lenita Gripa

Serviços - logo branca
JFC

Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas
Rua Des. Nelson Nunes Guimarães, 346
Bairro Atiradores - Joinville / SC – Brasil
Fone: (47) 3422 4865