Vivência das Linhas Inspiradoras
Quadriênio 2020-2023
Linha Inspiradora 01 – Cultivar o modo Francisclariano de viver, no cotidiano, tecendo relações de interculturalidade, comprometidas com a justiça socioambiental, a paz e a irmandade universal.
Realizar retiros anuais com temática bíblica e francisclariana.
Elaborar roteiros de oração para as fraternidades, com temática francisclariana.
Realizar a Semana da Paz, compartilhando subsídios.
Vivenciar, no cotidiano, a proposta francisclariana em seus vários aspectos, com destaque para as relações de irmandade e o cultivo de hábitos de cuidado da Casa Comum.
Buscar o diálogo ecumênico e inter-religioso, nas realidades onde estamos inseridas, somando em ações de interesse comum.
Linha Inspiradora 02 - Assumir o processo integral de formação em perspectiva mistagógica, orientadas pelo itinerário de formação.
Realizar, anualmente, no mês de janeiro, dias de estudo e formação (2021: Justiça socioambiental). Promover estudo da língua espanhola também no mês de janeiro.
Estudar o Itinerário de Formação nas fraternidades e núcleos.
Refletir sobre a interculturalidade e cultivar, em nossas fraternidades, a acolhida do diferente, abertas ao mútuo aprendizado.
Buscar meios que nos ajudem a ler e interpretar, de forma crítica, a realidade atual.
Intensificar nossa presença e ação junto às juventudes, fortalecer o serviço e a equipe de animação vocacional, e organizar semanas missionárias, envolvendo as fraternidades, núcleos e simpatizantes do carisma.
Acolher, em nossas fraternidades, as jovens que desejam conhecer a congregação, e integrá-las em nossa ação missionária.
Realizar na província e/ou buscar em outros espaços programações formativas, que nos ajudem a vivenciar o processo de envelhecimento com serenidade.
Linha Inspiradora 03 - Ressignificar nossa presença e diaconia, priorizar espaços e áreas de missão e atuar em redes e parcerias com grupos afins.
Aprofundar a reflexão sobre a nossa diaconia, partindo de um levantamento sobre os serviços que estamos realizando, para entender e concretizar melhor esse aspecto do nosso carisma.
No processo de reorganização, priorizar espaços e áreas de missão onde as necessidades são mais gritantes, e encontram resposta em nosso carisma (periferias urbanas; políticas públicas; economia solidária; mobilidade humana; mulheres; juventudes; pastorais sociais...); buscar parcerias e/ou somar com outras províncias e congregações.
Estimular, acolher e apoiar as irmãs que desejam fazer experiências missionárias em outras regiões.
Trabalhar a formação da consciência crítica, cidadã e político-social em todos os campos de atuação; retomar os seminários sobre políticas públicas.
Promover encontros das irmãs por área de atuação.
Participar ativamente do processo de reorganização da congregação, conforme as programações e encaminhamentos em nível geral.
Linha 04 – Intensificar a vivência do carisma com simpatizantes, num processo de mútuo aprendizado.
Realizar, anualmente, um encontro provincial com os/as simpatizantes do carisma.
Intensificar a formação dos/as simpatizantes, através da convivência, de encontros periódicos locais e da participação em momentos significativos da vida das fraternidades e província.
Programar e vivenciar experiências missionárias, juntamente com os/as simpatizantes; incentivar seu engajamento e/ou somar em suas iniciativas, principalmente, em favor da paz e no cuidado da Casa Comum.
Convidar simpatizantes para atuar na animação vocacional e fazer parte da equipe do SAV.
Laurentino, 08 de dezembro de 2019