Província Santa Tereza do Menino Jesus                                                        
Você está aqui: HomeProvíncia Santa Teresa do Menino JesusNossa História

Nossa História

Seguimos Jesus Cristo, inspiradas no modo de vida proposto por Francisco e Clara de Assis. Em pequenas irmandades inseridas no meio do povo, assumimos a missão a serviço da vida, na catequese e educação conforme os clamores da realidade.

 

Em 1947, a pedido de Dom Wunibaldo Talleur, Bispo da Prelazia de Chapada dos Guimarães, atualmente diocese de Rondonópolis-MT, as Irmãs Ana Echer, Luzia Schweitzer e Tereza Marangoni, partiram de Santa Catarina e assumiram a missão em terras Mato-grossenses. Chegaram no dia 04 de Abril de 1947 no pequeno povoado de Fátima de São Lourenço. Encarnadas naquela realidade de extrema pobreza concretizaram o sonho missionário que acalentavam no coração a exemplo de Santa Terezinha, padroeira desta província.

 

Em 1956 assumimos a missão em Campo Grande, atual capital de MS e posteriormente em outros lugares da região, permanecendo hoje com três irmandades: Campo Grande, Dourados e Rio Verde de Mato Grosso-MS.

 

Esta imensa região missionária desde 1979 foi constituída Província Santa Teresa do Menino Jesus. E o espírito missionário das três primeiras nos impulsiona sempre a partir com alegria para novos campos de missão. Desde 1982 somamos com as outras províncias na missão em África.

 

E em 1987 na celebração dos 40 anos de presença missionária em MT, ouvimos os clamores do povo amazonense e nos comprometemos com a vida e missão neste chão, enviando as primeiras irmãs para Urucará no Amazonas. Hoje somos quatro irmandades: Manaus, São Gabriel da Cachoeira, Carauari e Itamarati. Em Itamarati o projeto com os indígenas e ribeirinhos foi assumido numa parceria da província com um casal amigos do carisma.

 

O desejo de compartilhar a vida na missão além fronteiras nos conduziu à realidade do povo campesino, pobre e excluído em Bolívia. Em 1996 chegamos ao Altiplano onde tivemos a oportunidade de viver uma experiência missionária intercongregacional. Hoje estamos presentes e comprometidas com o povo em Riberalta e, alimentando o desejo de um novo desafio missionário em terras bolivianas. Atualmente temos dez irmandades em MT, três em MS, quatro no AM, uma na Bolívia e continuamos participando da missão África.

 

O vigor missionário das três primeiras nos impulsiona à itinerância e alimenta as perspectivas de novas frentes missionárias, conforme apelos das Linhas Inspiradoras.

Direção
Isabel do Rocio Kuss, Ana Cláudia de Carvalho Rocha,
Marlene dos Santos e Rosali Ines Paloschi.
Arte: Lenita Gripa

Serviços - logo branca
JFC

Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas
Rua Des. Nelson Nunes Guimarães, 346
Bairro Atiradores - Joinville / SC – Brasil
Fone: (47) 3422 4865