Província

São Francisco de Assis

Você está aqui: Home Província São Francisco de AssisNossa História

Nossa História

Província São Francisco de Assis, da Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas, tem sede na Rua Lodovico Geronazzo, 877, Bairro Boa Vista, cidade de Curitiba, estado do Paraná, Brasil.

Foi constituída em caráter experimental pelo Capítulo Geral de janeiro de 1967, sem denominação específica, tendo sua sede na cidade de Herval D’ Oeste, em Santa Catarina.

No dia 28 de dezembro de 1968, o Capítulo Geral Especial deu-lhe caráter definitivo com a denominação “Província São Francisco de Assis”, abrangendo as fraternidades do Oeste e Planalto Catarinenses e dos Estados do Paraná e Rio Grande do Sul. Desde então, assumiu como área missionária o Estado da Bahia.

A Província integra a missão África, desde sua fundação, em 1983.

No ano de 1974, a Sede da Província foi transferida para Joaçaba-SC, em 1987 para Colombo-PR e, em 1992, para Curitiba-PR.

No ano de 1984 a província estendeu sua missão para a Argentina, com o envio de irmãs a Saavedra, na Diocese de Bahia Blanca. Hoje, essa missão continua com as irmãs em Trelew.

Em 1999, foram enviadas irmãs para Santiago, no Chile.

No Brasil, a missão se estendeu para o Estado do Pará, indo, em 2002, para Marabá e, em 2010, para Água Azul do Norte.

E em 2016, a Província assumiu, juntamente com a Província Imaculado Coração de Maria, o Projeto Solidário da CICAF, em Palmares, Estado do Pernambuco. Hoje, este projeto foi incorporado à missão da Província São Francisco de Assis.

Desde sua criação, a coordenação provincial foi constituída pela ministra provincial e quatro conselheiras. O XIV Capítulo Provincial realizado em dezembro de 2015, assumiu em caráter experimental uma nova forma de organização, elegendo uma equipe composta por três irmãs que assumem a coordenação de forma colegiada. Esta, assumiu o serviço em comunhão com a coordenação ampliada, constituída pelas coordenadoras de núcleo/coordenadoria. E o XV Capítulo Provincial realizado em dezembro de 2019, decidiu constituir a coordenação ampliada pelas animadoras dos serviços na província, assumindo a metodologia da circularidade.

Com toda a Congregação, as irmãs sentem-se chamadas a seguir Jesus Cristo segundo a Regra e Vida dos irmãos e irmãs da Terceira Ordem Regular de São Francisco, as Constituições Gerais e o Regulamento provincial, conforme o carisma:

“Seguir Jesus Cristo, assumindo sua vida e missão profética, como Franciscanas, na simplicidade, disponibilidade e alegria, em pequenas fraternidades inseridas no meio dos pobres, no serviço da Educação e Catequese, tendo em vista a construção do Reino de Deus”.

Direção
Isabel do Rocio Kuss, Ana Cláudia de Carvalho Rocha,
Marlene dos Santos e Rosali Ines Paloschi.
Arte: Lenita Gripa

Serviços - logo branca
JFC

Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas
Rua Des. Nelson Nunes Guimarães, 346
Bairro Atiradores - Joinville / SC – Brasil
Fone: (47) 3422 4865